domingo, 18 de novembro de 2012

Quando Surgiu, Para que Usar e Qual Usar?

O corpete surgiu no século XVI com o objetivo de manter a postura e dar suporte aos seios. Os primeiros que surgiram eram feitos de material rígido e não tinham a cintura fina como foco.
Nos séculos XVII e XVIII, com o volume das saias o corpete perde um pouco o valor, mas volta com mais força  no século XIX, era vitoriana. Com a invenção dos ilhoses, o corpete pôde ser mais apertado na cintura. Foi então que começaram a surgir as cinturas super afinadas.
Com o passar do tempo a silhueta feminina passou a tomar a forma e um "S" na Belle epóque.
No início do século XX, em torno de 1920, o corpete ganha uma forma mais retilínea. Depois das guerras, só em torno de 1950 e 1960, ele volta a ser valorizado. A partir daí, a lingerie ganha espaço na moda, o foco passa a ser a sensualidade e o fetiche.
Hoje em dia, os corpetes são mais confortáveis, corrigem a postura e modelam o corpo. Mas fiquem atentas! Os corpetes de qualidade são feitos com barbatana de aço, a modelagem deve ser precisa e o tecido resistente!  Dessa forma, não será preciso ficar puxando toda hora para que o tomara-que-caia não caia realmente.
Abaixo estão algumas réplicas dos primeiros corpetes que surgiram. Um luxo! Devemos muito à eles!

séc XVI ao XVIII - do renascimento ao rococó
1837 à 1869 - era vitoriana
1870 à 1900 - la belle epóque
1900 à 1910
1910 à 1920


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário